A Beleza Negra nas Passarelas


A mulher negra tem a seu favor uma pele bronzeada durante o ano todo. Com traços marcantes, a beleza exuberante da raça está com tudo no mundo da moda. Da precursora Naomi Sims à top das top Naomi Campbell, abaixo ícones fashions e suas histórias de vida, uma homenagem às mulheres neste Dia da Consciência Negra (20/11).



Naomi Sims : A primeira top model negra americana foi Naomi Sims. Apareceu em várias capas de revistas em 1960. Nove anos depois foi capa da revista Life, com matéria que chamava atenção para as modelos afro-americanas. Mais tarde, Naomi lançou sua própria marca de beleza. Faleceu em 2009, aos 61 anos, de câncer.

Donyale Luna : Ela foi a primeira modelo negra a estampar a capa de uma Vogue Britânica em 1966. Descoberta pelo fotógrafo David McCabe, se mudou de Detroit para Nova York para seguir uma carreira de modelo. Um artigo publicado na revista Time a descreveu como 'um novo corpo celeste”. Participou de filmes de Fellini e Andy Warhol, de quem era amiga. Morreu de overdose, em 1979.



Iman : Nascida em Mogadíscio, Somália, Iman é a filha de um ex-embaixador da Somália para a Arábia Saudita. Cursou o Ensino Médio no Egito e mais tarde viveu no Quênia. Dominando cinco idiomas (árabe, inglês, francês, italiano e o original da Somália). Esposa do cantor David Bowie, começou a modelar no fim dos anos 70, foi musa do estilista Yves Saint Laurent e fotografou com Helmut Newton e Irving Penn.

Naomi Campbell : Ela começou a desfilar aos 15 anos e atingiu o auge da carreira nos anos 90. Inglesa, posou para mais de 500 revistas e foi a primeira negra a estampar a da Vogue francesa. Aos 38 anos, é uma das poucas supermodelos de sua geração que continuam na ativa sem ter dado intervalos às passarelas. Ao longo de sua carreira, Campbell tem sido uma voz contra o preconceito racial que existe na indústria da moda.



Liya Kebede : Ao lado de Naomi Campbell, a etíope Liya Kebede é a segunda negra entre “as queridinhas dos fashionistas”. Uma das principais tops dos anos 90 tem grandes campanhas de beleza no currículo. Em 2009, Liya participou do filme Flor do Deserto. Segundo as revistas Forbes, Kebede foi a décima primeira modelo mais bem paga do mundo em 2007. Desde 2005, Kebede tem atuado como embaixadora da OMS para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil.


Grace Jones : Nascida na Jamaica, Grace Jones é modelo, cantora e atriz hoje radicada nos Estados Unidos. Antes de desfilar em Nova Iorque e Paris, Grace estudou teatro na Universidade Syracuse/NY. Musa do artista pop Andy Warhol, Jones seguiu carreira também no cinema. Começou com o papel da amazona Zula, no filme 'Conan, o Bárbaro (1984)', ao lado de Arnold Schwarzenegger.
Como cantora, Grace Jones marcou presença nas trilhas sonoras de novelas brasileiras. 'That's The Trouble' fez parte da trilha de 'Locomotivas', de 1977, 'I Need a Man', de 'Sem Lenço, Sem Documento' (1977/1978). Em 1978, 'La Vie En Rose' foi hit em 'O Pulo do Gato' e a música 'Do Or Die' fez parte da trilha internacional da novela 'Pecado Rasgado'.



Tyra Banks : É uma modelo americana e personalidade de televisão. Tyra Banks se tornou famosa aparecendo duas vezes na capa da revista Sports Illustrated e trabalhando para Victoria's Secret como um das anjos originais. É apresentadora do programa 'America's Next Top Model'. E uma das quatro africano-americanas que está entre as sete mulheres mais influentes do mundo, classificada pela revista Time.

Alek Wek : Nascida no Sudão, Alek Wek foi à Inglaterra com sua família para escapar da guerra civil no seu país. Começou sua carreira tardiamente aos 18 anos, mas isso não impediu de se tornar um dos rostos mais marcantes do fim dos anos 90.
Alek apareceu pela primeira vez nas passarelas em 1995. Descoberta em uma feira livre em Londres, no Crystal Palace, recebeu todos os olhares quando  apareceu no vídeo da música 'GoldenEye', de Tina Turner, em 1995. E assim, saltou para o topo do mundo fashion. Assinou contrato com a Ford Models em 1996 e no mesmo ano participou do clipe 'Got 'Til is Gone', de Janet Jackson. Ela foi batizada de 'Modelo do Ano' em 1997 pela MTV.



Emanuela de Paula : Ela é uma supermodelo brasileira. Segundo a revista Forbes, a pernambucana foi a 11ª modelo mais bem paga do mundo em 2008, com ganhos estimados em 2,5 milhões de dólares. É uma das 'Angel' da grife Victoria’s Secret.
Nascida em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, Emanuela já estampou campanhas para as badaladas marcas Alexandre Herchcovitch, DKNY, JLo by Jennifer Lopez, Tommy Hilfigher, Lacoste, Rosa Chá, entre outras.

Rojane Fradique : A baiana é outra modelo brasileira que arrasa nas passarelas do mundo fashion. Em outubro de 2003, tirou o segundo lugar na etapa nacional do Elite Model Look. A partir daí, tornou-se presença constante nas passarelas do Brasil e lá fora. Requisitadíssima, desfilou para 14 marcas numa temporada do São Paulo Fashion Week e, em Paris, para Alexandre Herchcovitch, onde fez editoriais de moda.
Filha de um porteiro e de uma cabeleireira, Rojane Fradique demorou para ser aceita nas agências de modelo da Bahia, sua terra natal. Com curvas esculturais distribuídas em 1,82 metros, no início a bela conta que a rejeição por seu biótipo foi forte.


Gracie Carvalho : Gracie Carvalho é top brasileira. Nascida em São José dos Campos, tornou-se uma das 'Angels' da grife Victoria's Secret. Já emplacou campanhas para a Coca Cola Clothing e para a Fórum, está sendo considerada uma das maiores expoentes da beleza negra brasileira na atualidade.

Oluchi Onweagba : A top model Onweagba cresceu nos subúrbios de Lagos, na Nigéria, com seus dois irmãos e irmãs. Filha de pai funcionário público e mãe enfermeira, aos 17 anos ganhou o concurso de modelos 'Face of Africa'. E saltou para a fama. Onweagba estampou as capas da Vogue italiana, iD, ELLE, Untold, e foi destaque em Nylon, Marie Claire, Allure, entre outras ao redor do mundo. Victoria’s Secret está entre as marcas famosas para as quais trabalhou.


Sessilee Lopez : A americana Sessilee Lopez começou a carreira em 2004. De lá pra cá já apareceu em editoriais para as revistas Vogue americana, italiana, francesa, japonesa e alemã. E para as conceituadas V Magazine, W Magazine, Allure, iD, Dazed & Confused, Marie Claire, Numéro, Elle francesa e espanhola, e Harper Bazar americana.

Aminata Niaria : Nascida no Senegal, a modelo Aminata Niaria tem atraído a atenção dos editores de moda com sua beleza superexótica. Na última temporada de moda europeia, foi uma das beldades que mais subiu às passarelas. Sem contar que ficou em segundo lugar na famosa lista de New Faces do site style.com. A top Naomi Campbell é uma de suas incentivadoras.


Arlenis Sosa : Arlenis Sosa é porta-voz da marca Lancôme e desfilou no 'Victoria’s Secret Fashion Show' em 2008. Ela é cotada para assumir o posto de Naomi Campbell. A top, que nasceu na República Dominicana, pertence ao ilustre time das queridinhas dos fashionistas. Entre seus trabalhos famosos está um editorial para a Vogue Italia Black Issue.



http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/



Você poderá gostar também:
Dicas: Compras de Natal e Ano Novo!


Um comentário:

Seguidores