Quem dirige melhor: O homem ou a mulher?


Excelente matéria! Eu já sabia disso, hehehe!

Em média, somente 11% das mulheres são responsáveis por acidentes no trânsito. 
Mesmo assim existem muitas piadinhas sobre a mulher ao volante, mas nós somos muito mais preocupadas em não transgredir regras. Talvez sua confiança demasiada coloque os homens em perigo constante. Todo motorista acha que dirige bem. E se for homem então, essa confiança sobe pra 500%.

Diferenças entre o homem e a mulher na direção veicular.  

Não só as diferenças físicas entre o sexo masculino e feminino justificam o desequilíbrio comportamental. O metabolismo, a agilidade, os atos impensados, a pressa, a orientação espacial, a necessidade de impor condições, de se julgar o dono do mundo são alguns fatores que dissocia o comportamento do homem e da mulher.


Diferenças comportamentais do universo masculino e feminino fizeram com que pesquisadores da University of Virginia atrelassem o fato a condições genéticas e a ação dos estrogênios.

O hemisfério direito do cérebro é emotivo e o esquerdo analítico. Na mulher parece haver uma conexão maior entre esses hemisférios daí talvez atitudes mais seguras, mais bem direcionadas, melhor analisadas.

O cérebro masculino é cerca de 10% maior que o feminino o que não significa melhor desempenho intelectual já que os testes de QI (Coeficiente de Inteligência) são semelhantes.

Os homens são mais rápidos no raciocínio matemático e espacial enquanto as mulheres são melhores com as palavras, com as relações humanas. Não temos dúvida que isso é uma verdade.

Julgamos o homem mais genérico, pouco analítico e pouco emotivo nas atitudes e execução de tarefas. Já as mulheres mais analíticas, detalhistas e emotivas executando tarefas com prévio planejamento e segurança.

Na direção veicular vemos esse comportamento presente. O homem ativo, austero, exigente, dominador, agressivo, imediatista, irritado enquanto a mulher passiva, cautelosa, paciente, tranquila.

A agilidade, a pressa, muitas vezes a compulsão para velocidade são fatores presentes no universo masculino. Daí podermos entender que o homem na direção veicular tem todos os componentes para a sinistralidade. Observe que os acidentes são de médio a graves, quase sempre com vítimas. 

Já com as mulheres temos mais frequentemente os acidentes leves, sem vítimas, com pequenos danos materiais.


Quem seria o melhor motorista? O homem ou a mulher?

Não tenho dúvida em afirmar que a mulher desenvolve essa atividade com melhor habilidade e qualidade que o homem. Afirmo isso tendo em vista a grande sintonia entre o hemisfério cerebral que é analítico e o que é emotivo, daí existir contenções para execução de tarefa com risco. Ela é portadora de todo o perfil ideal para execução dessa tarefa. Basta vermos os dados estatísticos de acidentes de trânsito que vamos concluir que a mulher é dotada de características próprias para enfrentar a direção veicular e o trânsito.

É ela que mais respeita a sinalização, raramente comete ato inseguro e se sai muito bem diante de condição insegura.

Já o homem, de raciocínio rápido e com boa orientação espacial é capaz de exageros com relação à agilidade, o respeito à sinalização, torna-se mais competitivo, detém uma direção ofensiva e chega ao acidente de média e grande proporção com muito mais facilidade.

A mulher, pelo que apresentamos é realmente mais lenta com relação à orientação espacial, mas isso não desvaloriza a seguridade que ela porta e por isso a caracterizo como uma excelente operadora de máquina sobre rodas.

Principais diferenças:



Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior
Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET
www.abramet.com.br



4 comentários:

  1. Não concordo, trabalho com mais de 100 mulheres nem elas concordam oque foi escrito nete blog

    ResponderExcluir
  2. Bem, esta é sua opinião particular. Eu respeito. Mas a informação acima é do Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior - Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET (www.abramet.com.br)
    É claro que existem casos e casos, cada um tem sua opinião e muitas mulheres acabam sendo "machistas" também por estarem acostumadas a certas piadinhas e acabam assumindo o esteriótipo de barbeiras.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que vcs tem que resolver isso na pista !! pra mostrar quem dirige mais !!! :) Aqui aceita tudo... mulher Dirige bem... Homem Pilota !

    ResponderExcluir
  4. Acho melhor vc's tirarem a conclusão na pista, pq aqui aceita de tudo, esse esteriótipo e as piadinhas só existem por um motivo: " as mulheres dão razão, só fazem cagada " Dirigindo bem ? pode até ser mas são poucas, algumas dirigem, agora a maioria dos homens Pilota, os mais fracos DIRIGEM BEM ! rsrsrsrs se quiser botar na pista de teste ou de corrida "tamo" aí !!

    ResponderExcluir

Seguidores