Sono da Beleza: Dormir bem é fundamental!




Dormir bem para ter mais saúde e beleza!

Dormir bem traz benefícios importantes à saúde, fazendo com isso também se reflita na pele, cabelos e vitalidade.

Uma noite mal dormida provoca significativos prejuízos à aparência. 
Rosto pálido e abatido, olheiras profundas e roxas, poros dilatados... 
Tudo isso surge em um rosto que, por mais maquiado que esteja, não consegue esconder os sinais de uma noite em claro.

Muitas pessoas levantam com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas de inchaço e pálpebras caídas, como se tivessem curtido uma noitada "daquelas"! Erupções de espinhas também podem aparecer, principalmente nos mais jovens, ao lado de uma incômoda oleosidade. 

Para os que têm a pele mais madura ou sensível, ardência e sensação de intenso ressecamento podem surgir no rosto. Tudo porque, quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas, produtos que, frutos do nosso metabolismo diário, precisam ser descartados ao fim do dia.

Além disso, a sobrecarga que a falta de repouso ordena que, rapidamente, nosso corpo secrete hormônios corticosteroides, como o ACTH. Por um lado, se essa substância faz com que se possa aguentar a sobrecarga do cansaço, por outro, ela tem efeitos colaterais visíveis, decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. Assim, o ACTH aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina nossa retenção de líquidos e faz com que as fibras colágenas da nossa pele comecem a ser consumidas por nosso organismo.

Dessa forma, os primeiros efeitos visíveis de uma noite mal dormida são: 

- pele sensível e gordurosa (que prejudica a fixação da maquiagem)
- rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos)
- inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso)
- olheiras profundas (a pele com menos colágeno fica mais transparente e os vasos, que correm ao fundo, mais visíveis) 
- palidez.

Considere também que a falta de sono dá mais fome e vontade de comer doces, e aumenta a predispõe à obesidade, já que queimamos menos gordura.

Além disso, o sono também reequilibra o organismo produzindo serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, melhorando o humor e a disposição.

Segundo uma pesquisa divulgada no “British Medical Journal”, pessoas privadas de sono por longos períodos parecem menos atraentes do que aqueles que estão bem descansados. Eles também afirmaram que as pessoas que dormem mal têm saúde mais debilitada.

Para recuperar a pele “cansada”, literalmente, os mais potentes cremes são à base de vitamina C, que ajudam a eliminar radicais livres e toxinas. Cremes com ácidos fracos bem suaves, como o glicólico e o ácidos de frutas, também são indicados. 
    
Na emergência, uma dica para sair de casa com uma aparência menos assustadora é lavar o rosto com água quente. Isso provoca a vasodilatação, e promove um fluxo rápido de nutrientes e oxigênio. Em poucos segundos, o rosto já fica mais rosado e menos abatido! Em seguida, aplique um hidratante leve, de preferência com tensores como liftline e tensine, que conferem o efeito “Cinderella” à pele. As mulheres ainda podem, por cima, aplicar a maquiagem e fixá-la com pó.

Para finalizar, tome um café da manhã saudável, cheio de frutas, queijos e pão integral, e procure voltar cedo para casa, a fim de tirar o atraso da noite anterior.
Confira algumas dicas para você ter noites de sono mais tranquilas e reparadoras, deixando a sua saúde em dia e você ainda mais bonita:


Tenha uma rotina de horários: tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários. E, se possível, descanse de 6 a 8 horas por noite.


Tenha uma alimentação leve a noite: comer refeições pesadas tarde da noite prejudica o sono. Prefira refeições leves como saladas, sopas, frutas ou mesmo o famoso copo de leite morno.


TV, luzes e música desligadas: muita gente acha que dorme mais fácil na frente da TV, mas esse costume pode prejudicar o sono, e interfere no processo de alcance da fase mais profunda que é a mais reparadora.


Atividade física muitas horas antes de dormir: tente praticar exercícios pelo menos quatro horas antes de ir dormir, pois com a atividade recebemos uma grande descarga de adrenalina, deixando o relaxamento do corpo bem longe. Mas não deixe de fazê-las, pois elas são importantes fontes para a boa forma e alívio do stress.


Álcool, café e cigarro longe: bebidas estimulantes como as alcoólicas, os refrigerantes e o café não combinam com uma boa noite de sono. Assim como o cigarro que também pode prejudicar o seu sono e toda a sua saúde em geral.


Banho e chá: não é lenda, um banho de morno para quente é capaz de relaxar o corpo, promovendo uma sensação de bem-estar e acalmando o corpo para o sono. Os chás de efeito levemente sedativo também são ótimos, como o de camomila, cidreira e melissa.


Aplicativos e gadgets do sono:



Nightwave Sleep Assistant


Esse aparelho projeta uma luz azul que vai variando de intensidade num intervalo que deve ser sincronizado com a respiração da pessoa.


Com esse processo, a mente ativa de quem tem dificuldade para dormir acaba relaxando para pegar no sono mais rápido.


Pzizz


Pzizz é um aplicativo criado para ajudar a pessoas com insônia.


Ele foi desenvolvido como um tratamento que utiliza músicas suaves e sons ambientes adequados para fazer com que as pessoas com problemas para dormir relaxem.


Sleep Cycle


Esse App provavelmente o único despertador do mundo que nunca sabe exatamente que horas irá tocar. Ele cria uma janela de meia hora de intervalo em que deve despertar e faz isso na fase em que o nosso sono esteja mais leve para não causar aquele susto básico que normalmente levamos quando toca o alarme.


Para isso, o Sleep Cycle usa um sensor do iPhone para controlar o nosso movimento durante o sono e assim consegue determinar se estamos dormindo profundamente ou não.








Seguidores