LOOKS SPFW




Veja os melhores looks do SPFW



O São Paulo Fashion Week Verão 2013 reuniu marcas que levaram às passarelas peças de todos os tipos para a estação mais quente do ano. 

Vestidos, blusas, calças, shorts e saias, a maioria em tecidos leves, variaram entre modelagens e comprimentos ousados e sensuais aos mais comportados. 

Confira os melhores looks de cada dia abaixo:

1° Dia

Animale
Fotos: Bruno Santos/Terra


A Animale apresentou uma coleção inspirada nos safáris africanos para o próximo verão. Entre as apostas, a grife mostrou uma mistura de texturas, sempre com cores neutras que lembram a selva. 

Animale levou à passarela algumas peças que poderiam facilmente ser vestidas no dia a dia, com transparências apenas em pontos estratégicos e modelagens que não favorecem apenas os corpos esguios da modelo. 
Na foto, a top e atriz Rosie Huntington-Whiteley desfila com calça de couro justa e blusa soltinha transparente e Barbara Berger desfila com vestido curto cujo tecido lembra palha.


Alexandre Herchcovitch
Fotos: Edson Lopes Jr./Terra
Alexandre Herchcovitch levou às passarelas uma coleção feminina inspirada no cantor britânico Boy George, um dos mais excêntricos dos anos 80. Entre as peças, o estilista mostrou vestidos pink no estilo quimono, amarrados na cintura com laçarotes. A estampa xadrez apareceu em várias peças da coleção de verão. 

Na foto, o xadrez, que foi uma das marcas da coleção, aparece por baixo do vestido e também o estilista misturou camisa vermelha xadrez com calça azul, ambas com brilho levemente acetinado. Detalhe para a camisa abotoada até o pescoço, tendência do inverno 2012 que permanece no verão 2013 de Herchcovitch.


Tufi Duek


A grife desfilou uma coleção inspirada nas formas das flores, em um cenário clean e calmo como o de um jardim. Peças delicadas e cheias de babados apareceram em vários tons, desde as candy colors até cores mais fortes - como o bordô do vestido da foto, que tem um ombro só e é feito de tecido fluido.

Tufi Duek misturou tecidos para imitar as flores e suas formas, criando peças que se movimentavam à medida que as modelos caminhavam na passarela. Uma dessas peças foi este vestido da foto, com tecido de brilho acetinado sobre um forro de tule.


Fause Haten
 


Entre vários vestidos e saias longos, a Fause Haten apresentou algumas peças de comprimento bem curto - geralmente bem coloridos, como o vestido da foto. A grife completou o look com colares cheios de brilho e scarpin bege acetinado.

A grife Fause Haten apostou em sensualidade, luxo e glamour para o verão 2013, em uma coleção inspirada no século XIX. Peças cheias de transparência e comprimentos curtos dominaram a passarela. Um dos destaques foi a combinação de hot pants com corpete e saia - ou vestido - de renda, como na foto.


Triton 
Fotos: Bruno Santos/Terra
A Triton encerrou o primeiro dia de SPFW com uma coleção multicolorida inspirada na avenida Aoyama Dori, de Tóquio, no Japão. Entre peças que lembravam o quimono, a grife mostrou algumas saias, shorts e vestidos curtos e mais ajustados ao corpo, como o vestido da foto ao lado.
A Triton não se deteve aos formatos parecidos aos quimonos para homenagear o Japão em sua coleção de verão. A grile levou à passarela peças curtas que mostravam bastante as pernas. Na foto, a modelo desfila um vestido decotado e curto, com saia de babado. 


2° Dia
Paula Raia


A grife Paula Raia abriu o segundo dia de SPFW com um desfile na loja da marca para apresentar uma coleção inspirada no ar. Por isso, a estilista criou peças com transparências e decotes profundos. Algumas criações possuíam detalhes de texturas, como o tecido trançado aplicado sobre o vestido da foto.
Foto: Edson Lopes Jr./Terra











Ellus
Fotos: Edson Lopes Jr./Terra

A grife Ellus investiu em vários looks totalmente pretos, com um brilho que lembrava as roupas de mergulhadores - já que o tema da coleção Verão 2013 era o mergulho noturno. A marca apostou em acessórios grandes e metálicos, além de sandálias que cobriam o peito do pé. A maquiagem, como a da top Alicia Kuczman (foto), era de olhos marcados com preto e boca nude.

A Ellus, que manteve tons escuros e sóbrios em sua coleção de verão, propôs várias peças justas, com brilho quase molhado, como o do vestido da foto. 

Movimento
 Fotos: Edson Lopes Jr./Terra
A grife Movimento levou biquínis e maiôs democráticos à passarela do SPFW. Sob as influências militar e tropical, a marca se preocupou em produzir tanto peças menores quanto mais largas - calcinhas e sutiãs de biquínis como o da foto, para que não apenas mulheres magras como as modelos possam usar os trajes de banho.

Iódice
Fotos: Edson Lopes Jr./Terra 
A Iódice, assim como outras grifes, levou peças de couro à passarela do SPFW. A principal inspiração da coleção verão é o movimento das águas, mas isso não impediu a produção de vestidos e saias mais estruturados, do tipo tubinho. O decote de nadador, como o do vestido da foto, apareceu entre tomaras-que-caia e peças de alças largas. Um dos detalhes mais marcantes da coleção foi a aplicação de ilhoses.







Ronaldo Fraga 
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Ronaldo Fraga, uma das grifes mais esperadas do SPFW, apresentou uma coleção de verão inspirada no Pará com um notável cenário na passarela e um desfile com contornos de grande show. Vestidos soltos com estampas que lembram itens da Amazônia marcaram a coleção, como o da foto.
3° Dia

Água de Coco

     Foto: André Muzell/AgNews


A grife Água de Coco abriu o terceiro dia de SPFW com uma coleção de biquínis e maiôs inspirados na Turquia. Muitas peças eram estampadas em cores vivas. A marca apresentou trajes de banho de modelagens e cortes democráticos - desde os menores biquínis até os mais largos.

Outro biquíni desfilado pela Água de Coco aposta em um verão com espaço para todos os gostos de trajes de banho - inclusive as peças com cores mais discretas. As alças do sutiã deste look não são tradicionais, mas o conceito é de um biquíni muito parecido com os que as mulheres já usam nas praias brasileiras. 

Água de Coco apresentou vários maiôs com mangas mais longas e cortes diferenciados que não impedem as peças de banho de serem usados no dia a dia como um body. O look da foto, por exemplo, pode ser complementado com uma calça ou saia. 

Outro maiô da Água de Coco que pode ser usado fora da praia como body é o do último look, que tem mangas curtas com detalhe de textura. O profundo decote em V é ideal para quem está com tudo em cima. 



Uma




Foto: André Muzell/AgNews


A grife Uma criou uma coleção marcada por leveza para o verão 2013. Assim como o da foto, a maioria dos looks apresentados era monocromático e tinha algum toque de brilho - como o deste vestido, com aspecto emborrachado.





Adriana Degreas
Foto: Edson Lopes Jr./Terra




A grife Adriana Degreas se inspirou na Bahia para sua coleção de verão 2013, que incluiu trajes de banho. No look da foto, a modelo desfila com um biquíni bem pequeno com tiras feitas com conchas. O dourado se destacou nas peças de Adriana Degreas. 

Outro biquíni de Adriana Degreas que mostra claramente a inspiração baiana para o verão é o deste look. Branco e feito de crochê, o traje de banho possui textura e tem lacinhos na calcinha, como muitas mulheres brasileiras gostam.


Forum

Foto: Edson Lopes Jr./Terra
A Forum, que voltou à SPFW após seis anos sem desfilar no evento, homenageou o Brasil em sua coleção de verão. A grife apostou nas estampas - desenhos de triângulos. O modelo frente-única também é uma ótima opção para a estação mais quente do ano.
Outra peça estampada apresentada pela Forum é este macaquinho estruturado e curto. O modelo só não é ideal para o verão brasileiro porque tem mangas longas. A estampa é uma das criadas pela grife a partir de desenhos feitos pelo ilustrador Filipe Jardim. 

O look short e camiseta da Forum é um dos mais democráticos que apareceram nos desfiles do SPFW. A grife mantém a estampa de triângulos que marcou várias de suas peças e combina a camiseta com um short com brilho. As duas peças de cores claras foram coordenadas com um batom laranja e pulseiras iguais usadas nos dois pulsos.


4° Dia


Neon e João Pimenta  
 
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
A Neon desfilou trajes de banho e de passeio cheios de cor e estampas. Entre os biquínis e maiôs, a grife apresentou peças para vários tipos de corpo. No biquíni da foto, a Neon propõe uma calcinha asa-delta com um sutiã transpassado e preso no pescoço.A grife masculina João Pimenta se inspirou na Folia de Reis de Minas Gerais e criou peças que seguiam o estilo militar. Com modelagens mais justas no corpo dos modelos, os looks tinham cara de inverno, mas as peças eram feitas de materiais mais leves, como lã fria. No lugar da gravata, o estilista pôs fitas em forma de laço.


Juliana Jabour
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

A grife Juliana Jabour desfilou uma coleção bem feminina e cheia de glamour, com muitas peças com brilho de tecidos metalizados. A estilista se inspirou na década de 70 e na descontração das festas do Studio54.

A personagem Elvira Hancock, interpretada pela atriz Michelle Pfeiffer no filme Scarface, de 1983, também serviu como base para a coleção.

Outro look de Juliana Jabour marcado pelo brilho é este, com um vestido curto reto de mangas longas. A peça tem listras verticais, que alongam a silhueta e dão um efeito emagrecedor. O vestido foi combinado a um colar de aspecto rústico e um bracelete metalizado. 


Jefferson Kulig e Osklen

Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Jefferson Kulig desfilou uma mistura de tecidos no SPFW. Na maioria dos looks, a cintura foi marcada ou destacada com tecidos sobrepostos. O peplum apareceu em várias combinações - no look da foto, ele é apenas um pequeno babado. 
A Osklen levou as praias da Califórnia e do Rio de Janeiro à passarela do SPFW e mostrou tanto peças de passeio quanto trajes de banho. Looks como o da foto, com vestidos feitos de um tecido parecido com o de toalhas, se destacaram entre macacões de neoprene, vestidos, calças e biquínis.


Colcci

Foto: Edson Lopes Jr./Terra
A Colcci fechou o quarto dia de desfiles com a top sul-africana Candice Swanepoel e uma coleção bem praiana inspirada no surfe e nos anos 90. Peças bem acinturadas, como o vestido da foto, marcaram a coleção da marca. O couro também se destacou no desfile. 

A Colcci criou várias peças em tons pastel e criou vários looks com peplum. 

A transparência, outra tendência mostrada por várias marcas no SPFW, apareceu discreta.

A Colcci criou um look com mistura de várias tendências apontadas pela grife para o verão: a mistura de texturas - jaqueta de couro sobre blusa de renda - e saia com peplum, tudo em tons pastel.


5° Dia


Reinaldo Lourenço
 
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
O estilista Reinaldo Lourenço desfilou uma coleção inspirada no verão em alto mar e apresentou um navy diferenciado. Alguns dos destaques foram os conjuntinhos de blusa e saia acinturada, como, com cara de anos 60. O amarelo também apareceu na coleção de Reinaldo Lourenço. O estilista também focou em vestidos e outras peças de comprimento mini. O modelo tomara-que-caia da foto é um clássico que cai bem na maioria das mulheres. Outro vestido acinturado e curto de Reinaldo Lourenço é este vermelho, cor que remete à tendência navy na qual se inspirou o estilista. Destaque para os detalhes em ilhoses e costuras aparentes.

R. Rosner
 
Foto: Edson Lopes Jr.
A grife R. Rosner se inspirou na Hungria do século XIX e levou à passarela um mix de nobreza moderna, lady like e glamour. Looks brancos se destacaram na passarela. Como o vestido desta foto, vários modelos tinham tecidos fluidos.Peças que marcavam a cintura foram destaque na coleção de R. Rosner. No look acima, um vestido bem feminino traz um laço no busto, tecido bordado e uma saia transparente usada sobre hot pants. Outro vestido de R. Rosner que tem transparência e cintura marcada com franjas de cristais presas ao decote. Na saia, aplicações de plumas que garantem o movimento.

Gloria Coelho e Alexandre Herchcovitch 
Gloria Coelho desfilou uma coleção minimalista e futurista. Looks de couro off-white, como o da foto, receberam faixas de metais, às vezes marcando a cintura ou a gola. A modelagem não era ajustada ao corpo, mas algumas peças eram acinturadas, como este vestido.

Alexandre Herchcovitch apresentou uma coleção inspirada no conflito conhecido como Guerra do Pacífico, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. O ator Cauã Reymond foi destaque do desfile, que mostrou alguns looks militares camuflados, como o da foto, e outros em cores mais vivas, como azul cobalto e coral.


Vitorino Campos e Lino Villaventura
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
O estilista Vitorino Campos estreou no SPFW com uma coleção bem feminina e clássica para o verão. As cores não saíram do preto, branco e salmão. Looks bem cinquentinhas como o da foto, com saia rodada e cintura marcada, foram destaque na coleção. 

Lino Villaventura fez um desfile sensual e luxuoso que arrancou aplausos no meio da apresentação. Com interpretações performáticas das modelos mascaradas, o estilista mostrou muitos vestidos longos, com cauda e transparentes. As peças eram ricas em detalhes e decotes.


6° Dia

Cavalera, Têca e Amapô 
Foto: Bruno Santos/Terra
A Cavalera fez seu desfile em um ferro-velho no bairro da Mooca, em São Paulo, e mostrou uma coleção inspirada na Bahia e no rock chamada de Salvador Rocks. O estilista Alberto Hiar buscou mostrar o contraste entre a delicadeza e o peso das peças. A grife desfilou vários looks como o da foto, com blusa de comprimento mullet e bermuda justa.

A grife Têca estreou no SPFW com uma coleção cheia de peças delicadas e femininas. A estilista Helô Rocha se inspirou no livro A Volta ao Mundo em 80 Dias, do francês Julio Verne, para criar uma linha jovem com babados e comprimentos mini - como no look da foto.
A Amapô desfilou uma coleção cheia de cores e estampas, criadas especialmente para retratar itens que são a cara de uma festa de verão - drinques, frutas, cocos, além de tucanos e flamingos. Outros desenhos eram geométricos, como no look da foto.

André Lima
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
O estilista André Lima apresentou uma coleção inspirada no livro Les Anées Psychédélique, de Philippe Thieyre, e mostrou peças com uma psicodelia 'organizada'. Saias longas de seda ou linho davam movimento a looks como o da foto, onde a peça foi combinada a uma blusa justa, um cinto marcando a cintura e grandes brincos, que marcaram a coleção. Outro look bem feminino de André Lima é este, com um vestido de uma alça só e tecido acetinado. Assim como a maioria das peças, esta tem uma estampa. Os brincos grandes também aparecem nesta combinação.

Fernanda Yamamoto 
 
Foto: Bruno Santos/Terra

A estilista Fernanda Yamamoto mostrou uma coleção geométrica, assimétrica e com colorido suave inspirada na obra do artista brasileiro Hélio Oiticica e do arquiteto mexicano Luis Barragán. 

No look da foto, o vestido tem estampa de blocos com um efeito que dá a ideia de profundidade, detalhe que marcou várias peças da coleção.

Outro look de Fernanda Yamamoto que destaca formas geométricas é este vestido azul cobalto, que tem detalhes em triângulos. A cartela de cores da coleção também teve rosa, roxo, amarelo, cinza, laranja, nude, cinza e lilás.

Samuel Cirnansck
 
Foto: Bruno Santos/Terra 
O estilista Samuel Cirnansck mostrou uma coleção luxuosa inspirada em um cenário bucólico e romântico. Vestidos com corpetes bordados e saias fluidas, como o do look acima, marcaram a coleção, que foi apresentada em um cenário com grandes balanços de corda pendurados na passarela e enfeitados com flores.

Entre tantos looks de cores claras que lembravam noivas, o estilista Samuel Cirnansck também levou à passarela alguns looks pretos. Neste, o vestido é feito de um corpete todo bordado, com detalhes de transparências, uma saia fluida e hot pants também bordadas.

A coleção Samuel Cirnansck não tem apenas vestidos longos - o estilista mostrou alguns looks curtos como este. Assim como na maioria dos longos, o tronco é bordado, mas a saia é mais encorpada e lembra os tutus das bailarinas.


Seguidores